sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Dia da (In)Dependência




Há exatos 190 anos no dia 7 de setembro, as margens do Riacho do Ipiranga o então príncipe regente D. Pedro I, deu o famoso Grito do Ipiranga, com frase “Independência ou morte?”. Hoje o Brasil acordou tomado por um sentimento patriótico, que bate dentro do coração de cada um de nós. Em todo território nacional, se têm notícias das comemorações seja festas, desfiles cívico, atividades culturais. Ao longo desses 190 anos de (In)dependência muita coisa aconteceu, o Brasil conseguiu grandes vitórias, mas vou destacar três delas: A Libertação dos Escravos, o Direito ao Voto e o 6º Lugar na lista das maiores economias do mundo. 
A Libertação dos Escravos; os negros foram libertados, mas não são totalmente livres, muitos deles podem até ter conseguido se destacar na sociedade, mas esses são minoria. Em uma sociedade, onde a cor da pele vale mais do que o caráter, não é uma simples carta de alforria que vai libertar alguém dos grilhões do preconceito. Apesar de tentarem nos fazer pensar que ele não existe, o preconceito está lá seja na forma de “Cotas” para entrar em uma universidade, ou no “você não tem o perfil da nossa empresa” em uma entrevista de emprego. E o mais triste, é que o preconceito agora assumiu as mais diferentes faces, não é só a cor que define o bom do ruim, é o gênero, a origem, a opção sexual e a aparência física.
E o Direito ao Voto, sem dúvida uma grande vitória, mas que infelizmente acaba sendo ofuscada pela “Politicalha” que vemos todos os dias. Nós mesmos fazemos todas as lutas travadas, para que pudéssemos ter o direito de escolher nossos governantes, perderem totalmente o sentido. Entra ano e sai ano de eleição, e o que vemos é a mesma coisa pessoas se deixando levar por um sorriso bonito, algumas palavras de efeito ou alguns favores passageiros e esquecem o principal, escolher alguém que tenha reais intenções de fazer alguma diferença. O resultado dessas escolhas sem compromisso é o que vemos todos os dias nos noticiário: mensalões, desvios de verba pública, caixa dois, enriquecimento ilícito, ou seja, uma “cachoeira” de corrupção.
E o que falar do tão comemorado 6º lugar entre as economias do mundo? Muitas pessoas ficariam sem palavras para falar sobre tal feito, então vamos usar números para comparar. O Brasil hoje é o 73º , isso mesmo 73º, no ranking do IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) entre os países do mundo ficando atrás dos nossos vizinhos: Chile (45º), Argentina (46º) e Uruguai (52º).  Outro título de encher de vergonha o povo brasileiro é o de 3ª pior distribuição de renda do mundo, você não leu errado não é do mundo mesmo, ou seja, a sexta maior riqueza do mundial está concentrada nas mãos de poucos. Como não quero deixar esse texto do tamanho de uma tese de doutorado, não procurei números referentes à Educação, Saúde e Segurança.
Mas fiquem tranquilos caros leitores, vocês não têm culpa de desconhecer esses números, já que a principal forma de veiculação de informação do país é a TV, sendo que apenas 48% da população do País tem acesso à internet. Infelizmente os nossos governantes estão mais interessados em desviar a nossa atenção desses números, por isso usam a Mídia para nos fazer “perder” tempo assistindo o que lhes interessam. Para eles é mais importante se preocupar com Copa do Mundo e Olimpíadas, pois nesses eventos todos os olhos estarão voltados para o País e é importante manter a aparência de 6ª maior economia do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.