quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Por que Boi Selado?


Sempre quando me perguntam: Onde você mora? eu respondo Boi Selado, todo mundo fica meio que se segurando para não rir. Não é de se espantar realmente o nome é estranho, mas por trás desse nome tem uma história bem interessante começou a muito tempo no ano de... Eu não me lembro muito bem, mas vamos prosseguir mesmo assim. Nas proximidades lugar onde hoje está localizada a comunidade, ficava a fazenda do senhor Phelipe Nery de Carvalho e sua esposa a baronesa Maria Belizaria Wanderley eles possuiuam o título de Barão e Baronesa de Serra Branca. Nessa fazenda havia um boi chamado Barbatão ele possuía o corpo bastante selado e aconteceu que um dia ele fugiu dando muito trabalho pra ser pego, foram contratados vários vaqueiros na tentativa de capturá-lo. Na sua fuga o boi passou por várias localidades que hoje carregam nomes em homenagem ao animal como: Mocotó, Curral Novo e outros. Quando passou por aqui a comunidade recebeu o nome da característica mais marcante do animal que era o muito selado e por isso ficou: Boi Selado.

Recentemente queriam mudar o nome da comunidade para Recanto da Esperança, vê se pode?! Claro que isso ficou só na vontade.

Bem, é isso aí! Espero que tenha esclarecido suas duvidas sobre o nome da minha comunidade.

10 comentários:

  1. Esse meu lugar é maravilhoso gosto muito dele,Boi Selado tem uma historía linda

    Saudadessss de tudo e de todos

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Sinto muito orgulho de ser de Boi Selado,etaa lugarzinho de terra boa e sem falar de suas lindas festa q passam sempre por la principalmente festa a de agosto

    muitas Saudades

    ResponderExcluir
  4. que legal...
    vivi em boi selado até meus 12 anos e não conhecia a história do meu lugar assim a fundo
    muito bom...

    Ana Lúcia

    ResponderExcluir
  5. Moro em Natal,mas ja fui ai muitas veses,desde de pequena adoro esse lugar.
    Sempre querendo ir visitar,todo ano eu vou ai na Festa da Padroeira nossa senhora da Guia em Agosto,sou a filha de Ana Lucia natural de Boi Selado.
    Saudades de todos dai

    ResponderExcluir
  6. Nasci em Boi Selado, mas estou morando em Natal.
    E todo ano vou ai,para a festa da padroeira de Nossa senhora da Guia .
    Saudades de Boi Selado

    ResponderExcluir
  7. Gostei de ficar sabendo dessa historia, agora quando falar de Boi selado, tenho como explicar o porque do nome. Valeu menino da madrinha...rsrsrsrsrss

    ResponderExcluir
  8. boi selado e bem melhor mesmo ainda bem q naum mudou o nome rsrsrsr!

    ResponderExcluir
  9. Realmente, Boi selado é um lugar que marcou a vida de muita gente, sendo impossível de esquece-lo. Foi neste lugar onde vivi momentos maravilhosos de minha vida.
    Sinto muitas saudades.
    Evanusa.

    ResponderExcluir
  10. oi meu nome é ruan pablo batalha neri e tenho orgulho de fazer parte de boi selado e da familia neri thcau

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.